Como pintar um quadro

Ainda nem acredito que já pintei três quadros em acrílico. Aproveitei o facto de me encontrar de férias, longe do stress do dia-à-dia e dediquei-me a mui nobre tarefa, que diga-se de passagem, requer muito trabalho e dedicação.
Em primeiro lugar é preciso arranjar os materiais. Bons pincéis, boas tintas e uma boa tela. Os pincéis são achatados e, neste quadro, utilizei o n.º 2, o n.º 4, o n.º 8 e o n.º 12.

Logo para estrear, quis pintar um cavalo, que é das coisas mais dificeis de se pintar porque tem muitos pormenorese sombras e é preciso ter muito cuidado porque basta um pormenor falhado para se arruinar um quadro.
Em primeiro lugar, desenha-se o que se quer pintar na tela. Muito ao de leve, desenhei o cavalo, redimensionando-o à tela.
Depois deste primeiro passo, passa-se à pintura. Primeiro pinta-se o fundo, o que eu fiz com a cor preta e com o pincél maior, que serve para pintar áreas maiores.



Depois, comecei a contornar, com a cor preta e utilizando o pincél mais fino, diversas partes do cavalo, desde a crina e as orelhas, passando pelo focinho, chegando até ao pescoço, como a foto abaixo documenta.


Seguidamente, comecei a sombrear o cavalo com cinzento (mistura de preto com branco titânio) e com o azul-escuro misturado com branco, dando expressão ao cavalo.


Depois pintei os olhos do cavalo em castanho, com algumas nuances de branco e retoquei outras partes, como a crina, as orelhas, o focinho e o pescoço.

E este é o resultado final da minha primeira investida no mundo das pinturas em acrílico. Foi dificil, mas pensou que o resultado compensa todas as dificuldades que tive. E que bom é ver a minha assinatura no fundo do quadro, como sempre sonhei. Será o início de uma grande carreira como pintora? Espero bem que sim! É o meu grande sonho.


9 comentários:

Nuno Pedro Fernandes said...

impressionate o processo por que passa todo um desenho até poder atingir o seu resultado final. Só adorava ter jeito para desenhar... tens um dom genial..

Cristina Tomé said...

Obrigada, Nuno!!

É sempre muito bom termos um feedback do nosso trabalho e tamém esforço...

casim said...

Muito interessante este teu post. Não fazia ideia que um quadro pudesse passar por tantas fazes distintas antes de ser dado como concluído.

Unknown said...

OI! Gostaria de sabe? Por que voce nao dar mas dicas como estas!? ..Preciso delas pra pintar, Pintar me ajudar em todos os sentidos ..Ana Paula C. Brinker

Unknown said...

ola me chamo felipe

Unknown said...

NUM GOSTEI NÃO !!!!!!!!!!!

Ariana said...

Parabens. estou a tentar começar a pintar e comecei agora a fazer pesquisas para aprender algumas dicas antes de deitar maão à obra.
força ve continue

le abdalla said...

olá , esse cavalo tem a mistura de cara de cachorro.. nao achei tao legal

Bernardo Cruz said...

Olá, parabens pelo seu terceiro quadro! gostei muito das suas explicações. curvas com pincel são diferentes de curvas à lápis. tens um traço muito bonito.